Desenvolvedor Web Front-End: o que é, habilidades necessárias, ferramentas e tarefas básicas

Reserve algum tempo a cada semana ou dia para aprender, faça o seu melhor para cumpri-lo e depois aproveite o processo. Os desenvolvedores de front-end devem ser comunicadores eficazes (na escrita assim como na fala), pois devem interagir tanto com a equipe técnica quanto com o cliente. Você também pode examinar os portfólios de seus colegas desenvolvedores de front-end para ver o que você gosta e o que não gosta. Construir seu portfólio é uma maneira fácil de demonstrar sua experiência como desenvolvedor de front-end. Existem muitas delas, mas é melhor escolher uma e aprendê-la completamente, como o React, o Vue ou o Angular (três dos mais populares).

  • O profissional deverá conceder tecnologias de banco de dados, como Oracle e SQL, e entender as tecnologias da web, como HTML, CSS e JavaScript.
  • Puxando para o lado designer, o front-end acabou saindo cada vez mais do programador “raiz”, das antigas consultorias de informática, para o profissional da agência de publicidade e marketing.
  • Caso você tenha dúvidas sobre cursos ou profissões desta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero.
  • Uma vez que o site ou aplicativo é construído, os desenvolvedores do frontend são responsáveis pela manutenção, testes e desenvolvimentos contínuos, como atualizações de recursos.
  • Familiarize-se com conceitos como teste unitário, teste de integração e teste de aceitação, e ferramentas como Jest e Mocha.

Setores como agências de design e desenvolvimento web são opções comuns para os desenvolvedores front-end. Essas agências estão envolvidas na criação de websites e interfaces interativas, e necessitam de profissionais especializados em front-end para transformar designs em código funcional. São muitas as habilidades, conhecimentos técnicos e ferramentas necessárias para se tornar um desenvolvedor “desejado” no mercado. Diego conta que no curso da EBAC, o estudante aprende de forma prática e ganha experiência real do processo de desenvolvimento front-end.

Design amigável para dispositivos móveis

Durante esse período, adquira conhecimentos básicos em HTML, CSS e JavaScript, além de familiarizar-se com conceitos de design responsivo e acessibilidade. Nesse sentido, o desenvolvedor front-end é muito valorizado e uma peça-chave para diversos projetos. O acesso a sites e aplicativos através de smartphones é cada vez maior, sendo a principal (ou única) forma de acesso para muitos usuários. Por isso, pensar em como um site ou aplicativo se comporta em smartphones em geral é uma grande preocupação para desenvolvedores.

Esses são scripts do JavaScript pré-escritos, que facilitam o desenvolvimento de aplicativos baseados em JavaScript. O HTML fornece a estrutura ao conteúdo que aparece ​Descubra quais as futuras tendências no desenvolvimento web em um site, como imagens, texto ou vídeos. Uma página que tenha apenas HTML é muito básica e pouco atraente, e precisará de estilo em CSS para torná-la apresentável.

CSS Border

O front-end também é comumente referido como o lado do cliente ou, em termos mais gerais, a interface do usuário. Se buscarmos no Linkedin por vagas para Desenvolvedor Front-End anunciadas no último mês (maio de 2022), encontramos mais de 2 mil vagas anunciadas em todo o país. A demanda por profissionais na área da tecnologia vem crescendo há anos, e a pandemia do COVID-19 evidenciou ainda mais essa procura. Por exemplo, de acordo com pesquisa do BNE https://portaljnn.com/noticia/28529/-descubra-quais-as-futuras-tendencias-no-desenvolvimento-web (Banco Nacional de Empregos), o número de contratações no primeiro trimestre de 2021 cresceu em 20% em relação ao mesmo período de 2020. Se você está começando, vale a pena testar alguns editores de código diferentes antes de decidir qual deles funciona melhor para o seu trabalho. Por ser processada diretamente no navegador do usuário, essa é uma linguagem leve e capaz de manter o carregamento dessas interações e elementos dinâmicos mais rápido.